Dica de Leitura: Neuromarketing

A dica de leitura desta semana é o livro Por Que Não Somos Racionais: Um cérebro antiquado num extraordinário mundo novo. O subtítulo brilhante expressa de forma precisa o que ocorre com o nosso cérebro, que, em termos de consumo, é uma frase que adoro repetir: temos um cérebro antigo em um contexto novo.

Gostei muito do livro porque nos ajuda a complementar nossos estudos em Marketing e Neuromarketing. Ele oferece novos insights para que possamos entender um pouco mais a complexidade dos processos decisórios e o comportamento do consumidor.

No decorrer do livro, o autor explica que, apesar de nosso cérebro dispor de mais recursos do que os das outras espécies animais, está longe de ser perfeito. Isso ocorre porque o processo da evolução biológica não se preocupa em produzir o melhor, mas sim em selecionar o mais bem adaptado às condições existentes. Por conta disso, nossa capacidade cognitiva, embora tenha nos proporcionado muitas conquistas — como podemos concluir observando o mundo ao nosso redor —, apresenta problemas decorrentes do funcionamento cerebral, um produto resultante da evolução.

O livro aborda, em seus dez capítulos, as origens evolutivas de nosso cérebro, o duplo processo cognitivo e os vieses cognitivos que apareceram ao longo da evolução para resolver problemas recorrentes de forma rápida e eficiente. Verificamos que no mundo moderno, dominado pela tecnologia e pelo pensamento científico, a racionalidade exige a aquisição de alguns conhecimentos e habilidades. Além disso, explora a estreita relação entre a razão e a emoção, bem como temas como neurobiologia e neuroeconomia.

Uma excelente obra e uma dica valiosa para quem gosta de entender um pouco mais sobre os processos decisórios e melhorar suas práticas de marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat