Dicas de Leitura: Neuromarketing – Parte 2

Como já mencionada na última postagem, em todas os cursos ou palestras que participo os presentes sempre pedem dicas de leitura de Neuromarketing. Para atender a estes pedidos, segue a segunda lista de livros que tratam, direta ou indiretamente, de Neuromarketing. Mas uma vez ressalto que estes livros não estão catalogados por importância, mas sim, de acordo com a minha memória.

 

Previsivelmente irracional –Ariely, D., um dos melhores autores quando pensamos em economia comportamental (uma das áreas de conhecimento que contribuem com o Neuromarketing), apresenta muitos experimentos que mostram como realizamos nossas decisões cotidianas. Muitas abordagens que são usadas pelas empresas têm como fonte as descobertas de Ariely. Sou um admirador de suas obras.

O erro de Descartes – Damásio, A., um dos melhores livros para quem gosta de entender os processos decisórios. Destaco que não se trata de um livro de Marketing, portanto devemos adequar os conceitos, principalmente a explicação dos Marcadores Somáticos tão utilizado em Marketing. A obra evidencia como uma grande parte de nossas decisões são tomadas sem que estejamos plenamente conscientes, ou seja, que não somos tão lógicos como imaginamos.

Cérebro uma biografia, Eagleman, D., muito interessante no sentido de conhecer como ocorrem os processos decisórios em termos do funcionamento de seus processos de receber e processar estímulos do contexto. Podemos aprender muito em relação aos consumidores identificando estes processos cognitivos.

Neuromarketing for dummies, Genco, S. J., não e deixe enganar pelo título, este é um dos livros mais completos de Neuromarketing. Gosto muito de sua abordagem, visto que, além dos conceitos na área, possuí muitas dicas interessantes para que possamos aplicar tendo como foco as estratégias mercadológicas, desde o gerenciamento de marca e as estratégias dos 4Ps.

Rápido e devagar – duas formas de pensar, Kahneman, D., este é um dos clássicos quando pensamos em economia comportamental. O autor difundiu o famoso conceito do sistema 1 (rápido e automático) e o Sistema 2 (devagar e analítico). O mais interessante neste livro é a série de experimentos que validam sua teoria.

Este ano termino com as dicas…. ano que vem tem mais.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat