Uma estratégia interessante de Marketing Sensorial, com o uso do olfato e da audição usada em estações de metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro, ao borrifar cheiro de chocolate nas estações e com o som da campanha “Pare o mundo que eu quero Nestlé” (você poder ver a matéria aqui). Como entendemos, o Marketing Sensorial é uma estratégia mercadológica que permite criar experiências diferenciadas aos consumidores. Formas de comunicação que permite tornar uma mensagem relevante e fluída em termos de percepção visto que trabalha com a nossa habilidade natural de interpretar os estímulos do ambiente por meio de nossos cinco sentidos.
Neste caso em específico foi muito inteligente, visto que, os estímulos usados possuem uma sinergia com a marca (cheiro do chocolate) – ainda mais devido ao fato que o olfato é muito utilizado em nosso cotidiano, sendo que, é muito forte para gravar memórias (como o aroma que lembramos de nossa infância – em meu caso o sonho da padaria), bom como pelo fato de ser um dos únicos sentidos que não conseguimos deligar (posso até segura a respiração, mas será um pouco incômodo).
Já o estímulo auditivo foi muito bem planejado, porque, além da força existente em trabalhar com os dois sentidos, ainda pode garantir que este aroma fique ligado a marca, ou seja, a relação automática entre este estímulo e a marca. Uma forma de direcionamento estratégico no qual, de uma forma automática e não consciente os clientes percebem que este aroma agradável é da Nestle. A empresa não deixa que os consumidores vinculem este aroma a outra organização, deixam claro que se trata da Nestlé.
Uma estratégia muito inteligente.